Paulo Gusmão

Biografia

Paulo Gusmão de Mendonça nasceu em São Paulo em 1956 e fez seus estudos no Colégio Rio Branco. Em 1975, ingressou na Universidade de São Paulo, onde cursou a Escola de Comunicações e Artes e a Faculdade de Direito, pela qual se graduou em 1979.
Iniciou sua formação musical aos 15 anos, dedicando-se ao violão e, posteriormente, ao estudo de teoria, harmonia, arranjo e orquestração. Sua principal área de atuação é a composição, com destaque para a música instrumental, já tendo lançado quatro CDs com obras de sua autoria: Cenas da vida irreal (2000) e As quatro faces (2003), produzidos por Roberto Sion, A cidade enfeitiçada (2009), produzido por Sergio Molina e O tempo que foi (2020), produzido por Sergio Molina e André Magalhães.
Teve obras interpretadas pela Orquestra Jovem Tom Jobim, pelo Coral da Aliança Francesa de São Paulo, Trio de São Paulo, Quarteto Aulos, entre outros, e também coreografadas por Cláudia Mello. Sua música “A cidade enfeitiçada” foi utilizada como tema do documentário “Territórios do planejamento”, de Luciana Travassos.
Paralelamente ao seu trabalho como instrumentista e compositor, vem há muitos anos atuando na área pedagógico-musical.

Fotos

Veja mais fotos aqui.

Vídeos

Paulo Gusmão – O tempo que foi (documentário completo)

Violonista e Compositor Paulo Gusmão no Musica Ligeira – JustTV

Paulo Gusmão | Programa Instrumental Sesc Brasil

Mini-doc: Territórios do Planejamento

Veja mais vídeos aqui.

Imprensa

Trivial de
Paulo Gusmão

Jornal GGN – 2020 | Leia aqui

A “música ligeira” de
Paulo Gusmão

Folha da Região – 2014 | Leia aqui

Notas Musicais • 63
Por Toninho Spessoto

Blog Acordes – 2010 | Leia aqui

Paulo Gusmão
Por Toninho Spessoto

Jornal Movimento – 2003 | Leia aqui

Aulas

Além de sua atividade como compositor e instrumentista, Paulo Gusmão vem, há muitos anos, atuando na área pedagógico-musical. Inspirado nos ensinamentos dos excelentes professores com quem teve o privilégio de estudar, ministra aulas tratando de diferentes tópicos do conhecimento musical. Usando o violão e o baixo elétrico, e tendo como ênfase a música popular, aborda assuntos como leitura, teoria, harmonia, composição, arranjo, história da música e técnica instrumental.

Todos os direitos reservados © • Desenvolvido por Regional Marketing