Paulo Gusmão de Mendonça nasceu em São Paulo em 1956 e fez seus estudos no Colégio Rio Branco. Em 1975, ingressou na Universidade de São Paulo, onde cursou a Escola de Comunicações e Artes e a Faculdade de Direito, pela qual se graduou em 1979.
Iniciou sua formação musical aos 15 anos, dedicando-se ao violão e, posteriormente, ao estudo de teoria, harmonia, arranjo e orquestração. Sua principal área de atuação é a composição, com destaque para a música instrumental, já tendo lançado quatro CDs com obras de sua autoria: Cenas da vida irreal (2000) e As quatro faces (2003), produzidos por Roberto Sion, A cidade enfeitiçada (2009), produzido por Sergio Molina e O tempo que foi (2020), produzido por Sergio Molina e André Magalhães.
Teve obras interpretadas pela Orquestra Jovem Tom Jobim, pelo Coral da Aliança Francesa de São Paulo, Trio de São Paulo, Quarteto Aulos, entre outros, e também coreografadas por Cláudia Mello. Sua música “A cidade enfeitiçada” foi utilizada como tema do documentário “Territórios do planejamento”, de Luciana Travassos.